sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sobre os pensamentos

Ultimamente tenho reconhecido que somos movidos por pensamentos.
Cada ser humano é formado por uma parte física, outra mental e outra espiritual.
A física é fácil de compreender, a final, podemos vê-la, toca-la e senti-la.
No presente momento estou aprendendo a conhecer a parte mental.
Essa segunda parte do ser humano é incrivel. Trata-se do resultado da atuação de nosso cérebro, que cria todo um mecanismo invisível que move nossa vida, a partir do momento em que nos reconhecemos como seres humanos.
Quando acordamos em uma manha qualquer, nosso ser físico em pleno funcionamento, desperta de seu descanso que nada mais é do que uma reação natural. Abrimos nossos olhos e nos deparamos com um novo dia a chegar. Nos levantamos, às vezes até instintivamente (ainda dominados pelo ser fisico), e nos preparamos para os primeiros atos do dia. Quando decidimos nos levantar e ir ao banheiro, ou abrir a janela, vestir um agasalho ou correr pelado pela casa, estamos sendo guiados pelo sistema mental e os pensamentos que se formaram em nossas mentes.
E a cada pensamento que surge à mente, o ser está sujeito a segui-lo.
Este chamado "Sistema Mental", é o constante responsável pelas nossas ações, através dos "pensamentos" que povoam nossas mentes. E é impossível realizar qualquer feito, sem a utilização de um pensamento que nos impulsione, salvo nos casos em que o instinto natural prevalece.
Pensar, é o ato de criar pensamentos. De construir estas entidades em nossas mentes, e fazê-las nos servir em nossos mais diversos propósitos. É o ato que mais nos assemelha ao criador, porque o imitamos em um mundo de possibilidades infinitas.
Um sistema mental organizado, é capaz de conduzir o ser por caminhos tranquilos que levam aos objetivos tão desejados. Ao contrário, quando temos um sistema mental bagunçado, erramos demais, sofremos demais, e seguimos a esmo por sendas incertas e escuras.
Aprender a pensar, dominar nossos pensamentos, organizar o mundo mental, é o primeiro paço para se viver uma vida plena e consciênte.
E este conhecimento é essencial para que possamos conhecer nossa parte espiritual e consequentemente, fechar o ciclo do auto conhecimento.
Quando eu estudo, e chego a estas conclusões, paro e penso. Eu ainda tenho tanta coisa a aprender.

Nenhum comentário: