terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Triste História da Garota que não Sabia Amar



Aquela era a ultima livraria da cidade. Era também minha ultima esperança de encontrar o livro com o qual eu queria presenteá-la. E ao entrar, sem rodeios fui direto ao balcão e perguntei para o vendedor:
- Boa tarde, você tem o Livro “O pequeno príncipe”?
- Boa tarde. Um minuto que vou consultar no sistema – após alguns instantes ele prosseguiu – Tenho sim. Só tem um volume que deve estar no mostruário. Ali naquela prateleira.
De longe eu avistei o livro que eu tanto procurava. Mas, ao lado da prateleira havia uma senhora de mais idade. E quando eu alcancei o livro, ela, também o alcançou, e nós dois, praticamente seguramos o livro ao mesmo tempo.
Nós nos olhamos surpresos. Por educação, e respeito à sua idade avançada e aos seus cabelos brancos, eu soltei o livro, deixando que ela o namorasse.
- Acho que queremos o mesmo livro. - falei com um sorriso simpático.
- Deve ter outro por aqui, não é mesmo? - Ela me perguntou sorrindo enquanto olhava para a prateleira.
- Não, este é o ultimo. O vendedor já consultou no sistema. - eu disse meio desapontado - Eu já estive em todas as livrarias. Este parece ser o ultimo livro da cidade.
- Mas você poderá pedi-lo por encomenda. Leva no máximo sete dias para chegar.
- É um presente para uma pessoa especial, que faz aniversário nesta semana. Não daria tempo.
- Já eu, o quero para minha neta. Fernanda. Ela faz aniversário na quarta feira dia 28 de setembro. Fará sete aninhos.
- Nossa! - Falei surpreso - a minha aniversariante também faz aniversário no mesmo dia. Só que ela vai completar 20 anos.
- Como ela se chama?
- Amanda, disse eu .
- Amanda e Fernanda... Manda e Nanda. - ela fez essa comparação e sorriu com tanto carinho que eu percebi que não poderia argumentar mais para ficar com aquele livro. - É a sua namorada?
- Não. Ainda não. Mas em breve vai ser. - falei animado.
- Porque iria presenteá-la com este livro?
- Eu gosto dela. Ela já me “cativou”. Mas ela ainda tem muito que aprender sobre o amor. Ela me disse que não conhece a historia deste livro.
- Ela tem 20 anos e não conhece a história do Pequeno Príncipe? Então, ela praticamente não sabe amar. Meu Deus! - disse me entregando o livro - Acho que sua Manda precisa mais deste livro do que a minha Nanda. A minha ainda tem muito tempo para aprender a amar. E se a sua está deixando um rapaz como você solto por aí, está perdendo tempo. - falou com uma expressão de quem estava se esforçando para fazer cara de brava.
Olhei para o livro e logo após olhei para ela. Meu olhar já dizia “obrigado”, e ela respondeu com piscadinha matreira como se dissesse “de nada”.
Fui para o caixa, mas fiquei observando aquela senhora andar por entre as prateleiras, a procura de um novo presente para sua netinha. Olhei em volta e vi um bichinho de pelúcia. Comprei o livro e acabei comprando este ursinho também. Fui até aquela senhora, e entreguei o ursinho dizendo:
- A senhora acabou me dando o presente para a minha Manda, e achei que deveria dar um presente para sua Nanda.
Ela recebeu o ursinho, olhou bem para ele, e depois me olhou emocionada dizendo:
- Ora! Mas você é mesmo um príncipe! Mande meus votos de feliz aniversário para sua Manda. Espero que o livro os ajude.
Saí da loja com a sensação de que recebi recebi o presente de um anjo em forma de uma vovó. Carregando o livro abraçado ao peito refleti no quanto essas coisas simples e inesperadas tornam a vida tão bela.
A piada de tudo isso é que Amanda se foi, e nunca leu aquele livro...

Nenhum comentário: